THE PHENOMENOLOGICAL INHERITANCE IN THE CONTEXT OF THE FACULTY OF THINKING IN THE CONTEXT OF HANNAH ARENDT’S PHILOSOPHY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5162

Keywords:

plurality; viewer; appearances

Abstract

In this article, Hannah Arendt’s approaches to her understanding of the issue of the world of appearances will be analyzed. This theme of his political philosophy is associated with man’s action in the world together with the question of the two-in-one of thought and the distinction between work and work in the vita activa, to explain man’s positions and possibilities in the world. world. Arendt states that the phenomenal nature of the world and, by definition, its intrinsic plurality, makes an “eternal and immutable” discourse impossible as a measure for human affairs and the pluralistic character of things. With this, the article seeks to demonstrate how Arendt invites us to realize that appearing occurs as the singular individual perceives the world. Because individuals perceive and are perceived at the same time, there are thus infinite diversities of appearances. Because this structure of Being is justified, for her, by the way of being in the world. This structure is in such a way that living beings, men and animals are not only thrown into the world, but are responsible for it, and this structure of the world is justified through plurality.

Author Biographies

Thamara Souza Custódio Batista, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) 2012/2013. Atualmente professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, lotada na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais.

José Luiz de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (2001). Graduação e Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei- UFSJ (1993 e 1995). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professor de Filosofia, História e Sociologia na Educação Básica (1990- 2000). Diretor da Escola Estadual Inácio Passos (2000- 2002).
Atuou como professor de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves- IPTAN (2002- 2006) e no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2002- 2006). Foi professor adjunto I de Filosofia e Sociologia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (2007 - 2008). Na UFAM no campus de Parintins foi o seu primeiro coordenador acadêmico (ICSEZ). Atualmente é professor Titular do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei. Atua como professor de Filosofia Política Contemporânea, com ênfase nos temas: totalitarismo, revolução, republicanismo e Direitos Humanos. Privilegia as investigações em torno das filosofias de Hannah Arendt, Norberto Bobbio e Claude Lefort. Foi coordenador do GT de Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Foi chefe do Departamento de Filosofia e Métodos da UFSJ por dois anos (2019 a 2021). Exerceu a função de coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (2019 a 2021). Foi membro representante docente no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGFIL/UFSJ). Desde 21 de maio de 2024, está exercendo a função de pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação da UFSJ. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Claude Lefort, Hannah Arendt e Norberto Bobbio (GEPLEHANB), registrado no Diretório dos Grupos do CNPq. 

Glória Maria Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado (1991) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) .Pós-doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, existência, filosofia e linguagem. 

Published

2025-03-28

How to Cite

Batista, T. S. C., de Oliveira, J. L., & Ribeiro, G. M. F. (2025). THE PHENOMENOLOGICAL INHERITANCE IN THE CONTEXT OF THE FACULTY OF THINKING IN THE CONTEXT OF HANNAH ARENDT’S PHILOSOPHY. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 73–82. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5162

Issue

Section

Dossiê: Ensino de Humanidades