A PAIDEIA FRANCISCANA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4513Abstract
A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser e o atuar pessoal e socialmente neste mundo. Desenvolver Princípios e Valores Franciscanos para que surjam atitudes positivas e transformadoras. Para tanto, há que se buscar no exemplo e legado deixado por Francisco de Assis, pistas para a relação fraternal entre professor e estudante, de modo a concretizar um caminho pautado pelo diálogo respeitoso, pela mútua aprendizagem, pela valorização do diferente, ao mesmo tempo em que se projeta a autonomia e o protagonismo do estudante.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








