SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Authors

  • Solange Dejeanne

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3573

Abstract

Até que ponto podemos na atualidade, em nossos sistemas educacionais, pressupor que a medida do “bom cidadão” é suficiente (bastante) para o “bom indivíduo”, ou vice-versa, como se pudéssemos considerar que “não há diferença entre a qualidade do indivíduo e a qualidade da comunidade”? Seria este mesmo o pressuposto de nossa legislação acerca dos Fins da Educação Nacional? O texto trata destas questões, explorando basicamente um texto de Bertrand Russell, no qual ele defende que “a cultura do indivíduo e o preparo do cidadão são coisas diferentes”. Também sugere-se que a aceitação da tese de Russell nos leva a pensar sobre a complexidade que implica um sistema educacional disposto a formar o indivíduo tanto nas suas demandas pessoais quanto de sua condição de cidadão/cidadã.

Published

2020-10-30

How to Cite

Dejeanne, S. (2020). SOBRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 13(25), 23–31. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3573

Issue

Section

Artigos