O ENSINO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM NOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DE SANTA CATARINA

Authors

  • Léo Cezar Padova EEB. Luiz Trindade, Sed,sc

Abstract

Resumo

Este trabalho aborda a importância do estudo da Filosofia da Linguagem, com enfoque a partir dos conceitos apresentados pela Proposta Curricular, Orientações Curriculares com foco no que Ensinar, do Caderno Pedagógico de Filosofia e Livros Didáticos para o Ensino Médio. Trabalha-se com ideias e elementos significativos que possam contribuir na abordagem dos filósofos da Filosofia da Linguagem e as diferentes maneiras trabalhadas pelos professores em sala de aula. Propiciando o desenvolvimento, o ensino e aprendizagem junto aos alunos; como uma estratégia para aprofundar o tema, perceber avanços e deficiências nesse processo de ensino da Filosofia e, especialmente a Filosofia da Linguagem para o Ensino Médio nas Escolas de Educação Básica. Destacamos importantes contribuições para a apropriação, entendimento, desenvolvimento linguístico, cognitivo, a fim de construir condições para o desenvolvimento racional dos estudantes.

Author Biography

Léo Cezar Padova, EEB. Luiz Trindade, Sed,sc

Licenciado em Filosofia Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus Chapecó, desde 2000. Especialista em Ensino de Filosofia em sala de aula; com o tema: O enfoque da filosofia da linguagem em Wittgenstein no ensino médio pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR - SP, desde 2015. Professor efetivo nas disciplinas de Filosofia e Sociologia no Magistério Estadual de Santa Catarina, desde 2013 e; Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens - 1º Semestre de 2018. E-mail: leocezarpadova@gmail.com.

Published

2018-06-28

How to Cite

Padova, L. C. (2018). O ENSINO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM NOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DE SANTA CATARINA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 10(20), 33–48. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2414