EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE A DIALOGIA E A EDUCAÇÃO BANCÁRIA
Abstract
Nesta pesquisa teve-se como objetivo compreender os sentidos e significados do modelo deprática adotado na construção do conhecimento, numa classe de educação de jovens eadultos, em uma escola municipal da cidade de Santa Maria-RS. O foco principal do artigo éa pedagogia de Paulo Freire, que tem o diálogo como fio condutor das relações deaprendizagem e interações sociais. Nessa visão, a educação ocorre através do ensinosignificante que acredita na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito dahistória, para transformar a sua realidade social. A educação é uma possibilidade delibertação do educando e, não está deslocada de um projeto de vida, de sociedade e de visãode mundo.References
BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia latino-americana: Freire e Dussel. Ijuí: UNIJUÍ , 1991.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
____ . Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
____.Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2001, p. 114.
____. A importância do ato de ler. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
____. Pedagogia do oprimido. 40ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GADOTTI, Moacir, RAMÃO, José.(Org.) Educação de jovens e adultos: teoria e prática e proposta.3 ed. São Paulo: Cortez. 2001.
Jornal A Folha de São Paulo. São Paulo: edição de 27.03.2001.
LEPARGNEUR, Humbert. Esperança e escatologia. São Paulo: Paulinas, 1974.
SOARES, Magda. Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998.