FILOSOFIA E ENSINO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DO ESTADO SOCIAL EM PLATÃO

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano
  • Leandro da Silva Roubuste Centro Universitário Franciscano

Resumo

O texto examina, em âmbito filosófico, os motivos que levaram Platão a fundar a Academia e investir no ensino de filosofia. Explicita que o objetivo de Platão foi desenvolver uma educação voltada para o desenvolvimento de um indivíduo ético e em condições de solucionar a desordem política da sociedade ateniense. A sua proposta pedagógica consiste na constituição de uma sociedade ideal, cujo alicerce reside nas categorias de educação e de justiça. Portanto, o presente artigo apresenta a importância do ensino de filosofia (educação) para o desenvolvimento da responsabilidade do filósofo (indivíduo ético-político), no estabelecimento de uma sociedade justa e harmônica, fundada no princípio do bem comum.

Referências

BARKER, Sir Ernest. Teoria Política Grega. Trad. Sérgio Bath, Brasília: Editora universidade de Brasília, 1978.

GAZOLLA, Rachel. Platão e a cidade justa: poetas ilusionistas e potências da alma. Kriterion [online]. 2007, vol.48, n.116, pp. 399-415.

GOTO, Roberto. O cidadão Sócrates e o filosofar numa democracia. Pro-Posições [online]. 2010, vol.21, n.1, pp. 107-125.

JAGER, Werner. Paidéia: A formação do Homem Grego. Trad. Artur M. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

JEANNIÈRE, A. Platão. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

KOHAN, Walter Omar. Infância e educação em Platão. Educ. Pesqui. [online]. 2003, vol.29, n.1, pp. 11-26.

MAIRE, G. Platão. Trad. Rui Pacheco. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.

MARQUES, Marcelo P.. Paradoxo e natureza no livro V da República. Kriterion [online]. 2010, vol.51, n.122, pp. 429-440.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993.

PLATONE. Repubbica; In: Tutti gli scritti. A cura de Giovanni Reale. Milano: Rusconi, 1996.

REALE, Giovanni. Para uma nova interpretação de Platão. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

ROGUE, Christophe. Compreender Platão. Trad. Jaime A. Clasen. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

SOARES, A. J. Dialética, Educação e Política: uma releitura de Platão. São Paulo: Cortez, 1999.

TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, 1999.

VAZ, H. C. Lima. Escritos de Filosofia II: Ética e Cultura. São Paulo: Ed. Loyola, 1988.

VELOSO, Cláudio William. A verdadeira cidade de Platão. Kriterion [online]. 2003, vol.44, n.107, pp. 72-85.

VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História dos filósofos. Trad. Lélia de Almeida Gonzalez. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.

XAVIER, Dennys Garcia. A república de Platão e as operações henológicas da idéia de bem. Síntese, v. 34, n. 109 (2007): 247-260.

Downloads

Publicado

2014-09-19

Como Citar

Alves, M. A., & da Silva Roubuste, L. (2014). FILOSOFIA E ENSINO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DO ESTADO SOCIAL EM PLATÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 18–27. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/83