FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Luiz Gilberto Kronbauer UFSM

Resumo

No presente texto apresento percepções e reflexões sobre atividade de professor de filosofia e a formação de educadores em Filosofia. Conto com a base empírica da experiência de Professor de Estágio durante quase duas décadas. Oriento minhas reflexões sobre essa experiência de ensino de filosofia em autores como Hans-Georg-Gadamer, Maurice-Merleau-Ponty, Ernani M. Fiori, Paulo Freire, além da base fenomenológica e da presença da Teoria Crítica, principalmente no que se refere à função social da filosofia. Com base no conceito de experiência hermenêutica sugiro o procedimento radicalmente dialógico como método em filosofia e seu ensino, incluindo avaliação, para que todas as atividades implicadas se caracterizem pelo filosofar.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARANTES, P. e outros. A filosofia e o seu ensino. Petrópolis: Vozes, 1996.

CÂNDIDO, Celso; CARBONARA, Vanderlei. (org) Filosofia e Ensino – um diálogo interdisciplinar. Ijuí/RS: Unijuí, 2004.

DESCARTES. René. Discurso do Método. Brasília: UNB, 1992.

FIORI. Ernani M. Aprender a Dizer a sua Palavra. In: Textos Escolhidos II. Porto Alegre: L&PM Editores, 1992.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GADAMER, Hans-Georg.Verdade e Método – Traços Fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Petrópolis: Vozes, 1998.

FAVARETTO, Celso F. Notas sobre o ensino de filosofia. In: Arantes, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1995 , p. 77-85.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

SILVA, Fraklin Leopoldo e. A função social do filósofo. In: ARANTES, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes/EDUC, 1995.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Sobre o fenômeno da linguagem. In: Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MUCHAIL, Salma Tannus, Ler, Escrever, Pensar. In: Arantes, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1995, p. 66-75.

POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo. Belo Horizonte: Itatiaia/USP, 1975, p. 108.

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

Kronbauer, L. G. (2012). FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SUA FORMAÇÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 04–17. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/82