ACELERAÇÃO, INFORMAÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO PRODUTIVA DAS FAKE NEWS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5443

Palavras-chave:

Fake News; Aceleração; Informação; Subjetividade; Contemporaneidade

Resumo

O presente artigo pretende compreender o fenômeno contemporâneo da proliferação de fake news não apenas como uma deturpação da verdade ou uma vontade de enganar. Ao invés disso, pretende situar o fenômeno como parte de uma dinâmica social onde assume uma determinada função produtiva. Isto é, em um contexto de aceleração social acompanhado de um conjunto de novos processos de subjetivação, a desinformação cumpre determinada função, tanto para a manutenção de uma estrutura psíquica fragilizada, bem como na ocultação de qualquer realidade enquanto alteridade, isto é, resistente aos construtos mentais narcísicos dos sujeitos.

Biografia do Autor

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. 

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Psicanalista. Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do curso de Psicologia da UFT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT. 

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Perius, O., & Rosa, C. M. (2025). ACELERAÇÃO, INFORMAÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO PRODUTIVA DAS FAKE NEWS NA CONTEMPORANEIDADE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 18(36), 1–15. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5443

Edição

Seção

Artigos