A REPRESENTAÇÃO DA VIDA FRAGMENTADA NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5166

Palavras-chave:

Narrador; Romance Contemporâneo; Experiência

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão crítica sobre a situação do narrador e as condições de possibilidade da narrativa no romance contemporâneo. Este intento se dará a partir da leitura e do diálogo com teóricos como Theodor Adorno (2003 e 1988), Jeanne Marie Gagnebin (1999) e Walter Benjamim (1985). A partir de suas teorias traçaremos o percurso do narrador tradicional e seu declínio, o que supõe não o fim de toda e qualquer forma de narrativa, mas uma transformação profunda na sua forma, de modo que possa englobar uma realidade cada vez mais cindida. Nos concentraremos, a título de estudo de caso, na leitura do romance Diário da queda de Michel Laub (2011) no intuito de refletir acerca de como o romance contemporâneo lida com a fragmentação que atinge não apenas o conteúdo narrado, mas a própria forma da narrativa. Enfim, tentaremos demonstrar que é possível, e o romance de Laub é um exemplo disso, narrar não só a partir do fragmento, mas também com uma estrutura que logra encontrar teias de unidade no fragmentário.

Biografia do Autor

Alexandre Mariotto Botton, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor de Filosofia na UNEMAT - Campus de Tangará da Serra, MT, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, PPGEL - UNEMAT e doutor em Teoria Literária pela UNICAMP. 

Tamires Schneider, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora de Língua Espanhola na SEDUC - MT, graduada em Letras pela UNEMAT, Campus de Tangará da Serra, MT, e mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, PPGEL - UNEMAT. 

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Botton, A. M., & Schneider, T. (2025). A REPRESENTAÇÃO DA VIDA FRAGMENTADA NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 37–46. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5166

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades