A HERANÇA FENOMENOLÓGICA NO ÂMBITO DA FACULDADE DO PENSAR NO CONTEXTO DA FILOSOFIA DE HANNAH ARENDT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5162

Palavras-chave:

pluralidade; espectador; aparências

Resumo

Nesse artigo, serão analisadas as abordagens de Hannah Arendt relativas ao entendimento assumido por ela acerca da questão do mundo das aparências. Tema esse de sua filosofia política que se associa à ação do homem no mundo juntamente com a questão do dois-em-um do pensamento e da distinção entre trabalho e obra na vita activa, a fim de explicitar as posições e as possibilidades do homem no mundo. Arendt coloca que a natureza fenomênica do mundo e, por definição, a sua pluralidade intrínseca, torna impossível um discurso “eterno e imutável” como medida para os assuntos humanos e o caráter pluralista das coisas. Com isso, o artigo busca demostrar como Arendt nos convida a perceber que, o aparecer ocorre na medida em que o indivíduo singular percebe o mundo. Pois os indivíduos perceberem e serem percebidos ao mesmo tempo, existindo assim, infinitas diversidades de aparências. Pois, essa estrutura de Ser se justifica, para ela, pelo modo de ser do mundo. Estrutura essa que se localiza de forma que os seres vivos, os homens e os animais não estão apenas lançados no mundo, mas são responsáveis por ele, e essa estrutura de mundo, se justifica, através da pluralidade.

Biografia do Autor

Thamara Souza Custódio Batista, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) 2012/2013. Atualmente professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, lotada na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais.

José Luiz de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (2001). Graduação e Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei- UFSJ (1993 e 1995). Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Professor de Filosofia, História e Sociologia na Educação Básica (1990- 2000). Diretor da Escola Estadual Inácio Passos (2000- 2002).
Atuou como professor de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves- IPTAN (2002- 2006) e no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2002- 2006). Foi professor adjunto I de Filosofia e Sociologia da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (2007 - 2008). Na UFAM no campus de Parintins foi o seu primeiro coordenador acadêmico (ICSEZ). Atualmente é professor Titular do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei. Atua como professor de Filosofia Política Contemporânea, com ênfase nos temas: totalitarismo, revolução, republicanismo e Direitos Humanos. Privilegia as investigações em torno das filosofias de Hannah Arendt, Norberto Bobbio e Claude Lefort. Foi coordenador do GT de Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Foi chefe do Departamento de Filosofia e Métodos da UFSJ por dois anos (2019 a 2021). Exerceu a função de coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (2019 a 2021). Foi membro representante docente no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGFIL/UFSJ). Desde 21 de maio de 2024, está exercendo a função de pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação da UFSJ. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Claude Lefort, Hannah Arendt e Norberto Bobbio (GEPLEHANB), registrado no Diretório dos Grupos do CNPq. 

Glória Maria Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado (1991) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) .Pós-doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, existência, filosofia e linguagem. 

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

Batista, T. S. C., de Oliveira, J. L., & Ribeiro, G. M. F. (2025). A HERANÇA FENOMENOLÓGICA NO ÂMBITO DA FACULDADE DO PENSAR NO CONTEXTO DA FILOSOFIA DE HANNAH ARENDT. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 73–82. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5162

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades