O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DAS ESCOLAS FRANCISCANAS

Autores

  • Inês Alves Lourenço Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte - SCALIFRA-ZN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4956

Palavras-chave:

Itinerário Franciscano, Formação Continuada, Self pessoal, Identidade Organizacional, Princípios e Valores Franciscanos, Escola Católica

Resumo

Este artigo faz a análise teórica da proposta de ressignificação da formação continuada de professores, colaboradores e funcionários das Escolas Franciscanas, na perspectiva do Itinerário Franciscano, para reforçar o objetivo estratégico de estudo e reflexão das Fontes Franciscanas e revigoramento do carisma nas instituições da rede. Para tanto, faz-se necessário desenvolver ações formativas que possibilitem o aprofundamento dos princípios, valores e atitudes franciscanas nas comunidades escolares, tendo em vista a educação para a humanização. Apresenta as ações formativas do Itinerário Franciscano entre os anos de 2021 a 2023 propostas para as escolas, na perspectiva de revigoramento da identidade institucional, a partir dos fundamentos filosóficos e espirituais franciscanos, como um ativo intangível de valor incalculável. Reflete que tais fundamentos precisam ser reforçados na ação educacional, bem como cultivados na vida e atuação pedagógica de seus profissionais, desde os gestores, coordenadores e professores, de modo a favorecer o surgimento de referenciais de vida para seus estudantes, a partir da sala de aula, assim como, impactar positivamente a marca da instituição na comunidade na qual está inserida.

Biografia do Autor

Inês Alves Lourenço, Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte - SCALIFRA-ZN

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Imaculada Conceição (1992) e mestrado em Master Of Science em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (2005). Atualmente é Presidente da SCALIFRA-ZN e diretora da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Lourenço, I. A. (2024). O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DAS ESCOLAS FRANCISCANAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 11–29. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4956