O CAMPO DA PSICOPEDAGOGIA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Simone Barcellos Vieira Universidade Franciscana - UFN
  • Juliane Marschall Morgenstern Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4868

Palavras-chave:

intervenção psicopedagógica, transtornos de aprendizagem, educação básica

Resumo

Neste artigo, abordam-se questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem a partir do questionamento: como o campo da psicopedagogia concebe as dificuldades de aprendizagem e quais estratégias propõe para a sua redução? Com o estudo, buscou-se compreender como o campo da psicopedagogia pode contribuir para a redução das dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam os anos iniciais da educação básica. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, com revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica iniciou com a realização do estado do conhecimento em diversas plataformas, centrando-se nas produções encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Apesar de apresentarem produções relevantes, não foram identificados textos que respondessem ao questionamento levantado, sendo necessário ampliar a busca por livros da área. Foram então selecionadas duas obras, as quais compuseram a materialidade da pesquisa. A partir de excertos selecionados, foi possível compreender e conceituar a aprendizagem e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças dos anos iniciais, entendendo que as mais incidentes são as relacionadas à leitura e escrita. Por fim, refletiu-se sobre a viabilidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, por meio de intervenções direcionadas às dificuldades de aprendizagem específicas das crianças, proporcionando-lhes um melhor desenvolvimento tanto nas atividades escolares como para além delas.

Biografia do Autor

Simone Barcellos Vieira, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do curso de Pedagogia EaD, Universidade Franciscana (UFN).

Juliane Marschall Morgenstern, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora. Profª. Drª. do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Vieira, S. B., & Morgenstern, J. M. (2024). O CAMPO DA PSICOPEDAGOGIA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(31), 105–116. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4868

Edição

Seção

Dossiê