PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL

Autores

  • Fabiano Silveira Machado Universidade Franciscana - UFN
  • Juliane Marschall Morgenstern Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4865

Palavras-chave:

implementação, política educacional, inclusão, Exército Brasileiro

Resumo

Nos últimos anos, a política educacional brasileira tem enfatizado cada vez mais o aspecto da inclusão. O movimento segue as tendências internacionais e está de acordo com os regulamentos nacionais de educação. O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) vem realizando adequações para a implementação de ações inclusivas. Nesse contexto, desenvolvemos um estudo com o objetivo de compreender o processo de implantação e ampliação sistemática da educação inclusiva nessa rede educacional. Inicialmente foi realizada uma leitura constitucional e legal dos dispositivos previstos nos Regulamentos Militares direcionados a esta temática. Em um segundo momento, apresentamos o processo de implantação da educação inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil, no âmbito educacional do Exército Brasileiro, bem como discutimos alguns efeitos possíveis de sua implementação, bem como as dificuldades e os desafios encontrados. A análise conclui que aspectos da cultura militar influenciam, mas não impedem, a implantação e o fortalecimento da educação inclusiva no sistema.

Biografia do Autor

Fabiano Silveira Machado, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Letras e Pedagogia pela Universidade Franciscana - UFN. Professor integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB).

Juliane Marschall Morgenstern, Universidade Franciscana - UFN

Professora da Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Machado, F. S., & Morgenstern, J. M. (2024). PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 31–42. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4865

Edição

Seção

Dossiê