ARTESANIAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO: PROJETOS ENTRE UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4858

Palavras-chave:

inclusão e acessibilidade, curricularização da extensão, ACERGS, educação superior

Resumo

O artigo discute a potencialidade de projetos que articulam universidade e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de uma atitude inclusiva. Para tanto, parte de uma experiência docente de caráter extensionista, desenvolvida por três anos em uma atividade acadêmica sobre inclusão e acessibilidade de uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Estudantes de diferentes cursos de graduação trabalharam com projetos visando contribuir com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), entidade voltada ao atendimento de pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada é a de relato de experiência. Uma vez sistematizados, a análise dos dados tem como base referenciais sobre inclusão e docência contemporânea. A experiência desta universidade com a ACERGS evidencia a capacidade de (trans)formação dos sujeitos envolvidos, que passam a ressignificar os processos de in/exclusão e a ver a si mesmos como protagonistas na construção de uma sociedade inclusiva, oportunizando outros modos de habitar a cidade. Da mesma forma, evidencia a importância do ensino de Humanidades para os diferentes bacharelados, proporcionando aos estudantes uma formação integral comprometida com as diferenças.

Biografia do Autor

Viviane Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciada em História e Pedagogia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Cidadania (GPEDiC/Unisinos/CNPq). Professora da Escola de Humanidades da Unisinos, onde coordena a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR). Ativista da ONG Alphorria. Pesquisadora das temáticas: docência, relações étnico-raciais, interculturalidade e equidade racial. E-mail: vivianeweschenfelder@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Weschenfelder, V., & de Oliveira, S. (2024). ARTESANIAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO: PROJETOS ENTRE UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 1–15. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4858

Edição

Seção

Dossiê