O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DA CRIANÇA, SEGUNDO MARIA MONTESSORI

Autores

  • Micheli Diana Streck Moraes Universidade Franciscana - UFN
  • Noemi Boer Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4855

Palavras-chave:

pensamento montessoriano, ensino, autonomia, autodisciplina

Resumo

Neste estudo, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, tem-se por objetivo compreender o método e o pensamento de Montessori, relativos ao desenvolvimento do potencial humano. Na primeira fase da pesquisa bibliográfica, foram examinadas diversas obras de Maria Montessori, traduzidas para o português e publicadas no país. Entre essas obras, selecionaram-se três: Para educar o potencial humano (2014); A descoberta da criança: pedagogia científica (2017); A mente da criança: mente absorvente (2021). O corpus de análise, composto por doze excertos, retirados dessas três obras, foi analisado à luz do pensamento motessoriano, na interlocução com autores contemporâneos da área educacional. Com base na técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2015), para cada excerto são destacadas palavras-chave que atribuem unidade de sentido ao texto. Por ora, entende-se que o pedagogo adepto ao método Montessori pode se beneficiar com técnicas e práticas que promovem o desenvolvimento integral da criança, auxiliando na promoção da autodisciplina e na independência dos alunos em sala de aula.

Biografia do Autor

Micheli Diana Streck Moraes, Universidade Franciscana - UFN

Pedagoga. Curso de Pedagogia EaD, Universidade Franciscana (UFN).

Noemi Boer, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora. Doutora, Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Moraes, M. D. S., & Boer, N. (2024). O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DA CRIANÇA, SEGUNDO MARIA MONTESSORI. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 59–73. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4855

Edição

Seção

Dossiê