TECNOLOGIA SOCIAL: RECURSO INDUTOR DE EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4847

Resumo

O presente artigo tem por objetivo potencializar a tecnologia social como recurso indutor de educação e bem-estar em saúde materno-infantil, mais especificamente em contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa-ação, com características de tecnologia social, desenvolvida entre julho/2022 e dezembro/2023, com 17 mulheres (gestantes e puérperas) de uma comunidade vulnerável da região central do Rio Grande do Sul. Embasada na educação em saúde e em abordagem interprofissional, a tecnologia social desenvolvida e denominada “Dotando vidas” é fruto de demandas previamente identificadas, discutidas e implementadas com as participantes da pesquisa e os profissionais de saúde local. A tecnologia social desenvolvida ampliou possibilidades interprofissionais, promoveu medidas preventivas de saúde e contribuiu para o empoderamento das gestantes e puérperas no que se refere à tomada de decisões.

Biografia do Autor

Manuel Albino Moro Torres, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Medicina. Mestre em Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana.

Bianca Ribas Mazzucco Torres, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Educação. Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

Dirce Stein Backes, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Enfermagem. Docente e coordenadora do Programa Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana - UFN. 

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Filosofia da Educação (UFPel). Docente do curso de Filosofia e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPGEHL) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMAT).

Patrícia Pasquali Dotto, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Odontologia pela - UFSM. Mestre em Odontologia pela - UNITAU. Doutora em Biopatologia Bucal - UNESP. Docente do Curso de Graduação em Odontologia e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil na Universidade Franciscana - UFN. 

Léris Salete Bonfanti Haeffner, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Medicina. Docente do Programa Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Torres, M. A. M., Torres, B. R. M., Backes, D. S., Alves, M. A., Dotto, P. P., & Haeffner, L. S. B. (2024). TECNOLOGIA SOCIAL: RECURSO INDUTOR DE EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR EM SAÚDE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 107–120. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4847

Edição

Seção

Artigos