A GESTÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS EM COMUNIDADES DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4745Palavras-chave:
aprendizagem; trabalho pedagógico; vulnerabilidade socialResumo
Neste trabalho aborda-se os desafios da gestão escolar em tempos pandêmicos, em instituições situadas em comunidades de vulnerabilidade social. Partimos de uma pesquisa que objetivou compreender os desafios implicados na gestão pedagógica de escolas que atendem a essas comunidades, na perspectiva de projetar ações compartilhadas capazes de favorecer a gestão do trabalho pedagógico neste contexto. Assentada numa pesquisa de abordagem qualitativa, o estudo contemplou entrevistas e rodas de conversa com escolas situadas em contextos de vulnerabilidade social do município de Santa Maria. A abordagem metodológica primou pela perspectiva colaborativa (ECER) pautada na Escuta cuidadosa de cada um dos participantes, instaurada pelo esforço de Contextualizar e respeitar a singularidades das diferentes experiências, almejando a partir da Reelaboração dos saberes e fazeres a Experimentação de novos modos de pensar o trabalho pedagógico em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O estudo desenvolvido permite indicar a força da coletividade, a partir de ambiente dialógico e reflexivo, para a construção de inéditos viáveis nos contextos escolares cumprindo a função primordial de assistir a todos aqueles que depositam na escola pública o sonho de um futuro melhor, com mais dignidade, fraternidade e igualdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angela Aparecida Bolzan de Morais, Ana Carla Hollweg Powaczuk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








