A GESTÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS EM COMUNIDADES DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4745

Palavras-chave:

aprendizagem; trabalho pedagógico; vulnerabilidade social

Resumo

Neste trabalho aborda-se os desafios da gestão escolar em tempos pandêmicos, em instituições situadas em comunidades de vulnerabilidade social. Partimos de uma pesquisa que objetivou compreender os desafios implicados na gestão pedagógica de escolas que atendem a essas comunidades, na perspectiva de projetar ações compartilhadas capazes de favorecer a gestão do trabalho pedagógico neste contexto. Assentada numa pesquisa de abordagem qualitativa, o estudo contemplou entrevistas e rodas de conversa com escolas situadas em contextos de vulnerabilidade social do município de Santa Maria. A abordagem metodológica primou pela perspectiva colaborativa (ECER) pautada na Escuta cuidadosa de cada um dos participantes, instaurada pelo esforço de Contextualizar e respeitar a singularidades das diferentes experiências, almejando a partir da Reelaboração dos saberes e fazeres a Experimentação de novos modos de pensar o trabalho pedagógico em comunidades em situação de vulnerabilidade social. O estudo desenvolvido permite indicar a força da coletividade, a partir de ambiente dialógico e reflexivo, para a construção de inéditos viáveis nos contextos escolares cumprindo a função primordial de assistir a todos aqueles que depositam na escola pública o sonho de um futuro melhor, com mais dignidade, fraternidade e igualdade.

Biografia do Autor

Angela Aparecida Bolzan Morais, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora da Educação Básica nas redes Estadual e Municipal de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Especialista em Gestão Educacional, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e do Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de pesquisa - Docência, Saberes e desenvolvimento profissional. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior- CNPq, 2015 - que trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e a docência, Formação docente na educação básica e superior; Gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Morais, A. A. B., & Powaczuk, A. C. H. (2025). A GESTÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS EM COMUNIDADES DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 83–96. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4745

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades