ANALISANDO CRENÇAS DOCENTES SOBRE LETRAMENTO POR MEIO DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4730

Palavras-chave:

crenças; letramento; professores; sistema de avaliatividade

Resumo

O objetivo proposto neste artigo é investigar as crenças dos professores sobre o seu papel no desenvolvimento dos letramentos dos seus alunos, por meio do sistema de avaliatividade. Este trabalho faz parte da dissertação intitulada “Crenças de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do seu papel no desenvolvimento dos letramentos”, em andamento no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN) e do projeto guarda-chuva “Multiletramentos e discursos”. O conceito de crenças deste artigo, está embasado na concepção de Bourdieu (2018), que compreende as crenças como produções discursivas, que se constroem na interação entre os sujeitos. Para este texto, toma-se por base apenas a entrevista realizada com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. As crenças desta professora foram analisadas com base no sistema de avaliatividade. A entrevista analisada demonstrou que, em termos de avaliação, a professora utiliza mais recursos linguísticos que remetem à apreciação, seguidos dos recursos de afeto e julgamento, respectivamente. Em relação às crenças, elas estão relacionadas às dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem como um todo, à falta de comprometimento dos responsáveis e dos próprios alunos com a aprendizagem, de forma geral, e à necessidade de envolver os conhecimentos prévios dos alunos para a promoção do letramento.

Biografia do Autor

Barbara Schizzi, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens. Universidade Franciscana.

Mirca Mendes Leão, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens. Universidade Franciscana.

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora, Prof.ª Dr.ª do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. 

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Publicado

2025-02-20

Como Citar

Schizzi, B., Leão, M. M., & Bortoluzzi, V. I. (2025). ANALISANDO CRENÇAS DOCENTES SOBRE LETRAMENTO POR MEIO DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 47–58. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4730

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades