ANALISANDO CRENÇAS DOCENTES SOBRE LETRAMENTO POR MEIO DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.4730Palavras-chave:
crenças; letramento; professores; sistema de avaliatividadeResumo
O objetivo proposto neste artigo é investigar as crenças dos professores sobre o seu papel no desenvolvimento dos letramentos dos seus alunos, por meio do sistema de avaliatividade. Este trabalho faz parte da dissertação intitulada “Crenças de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do seu papel no desenvolvimento dos letramentos”, em andamento no âmbito do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN) e do projeto guarda-chuva “Multiletramentos e discursos”. O conceito de crenças deste artigo, está embasado na concepção de Bourdieu (2018), que compreende as crenças como produções discursivas, que se constroem na interação entre os sujeitos. Para este texto, toma-se por base apenas a entrevista realizada com uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental. As crenças desta professora foram analisadas com base no sistema de avaliatividade. A entrevista analisada demonstrou que, em termos de avaliação, a professora utiliza mais recursos linguísticos que remetem à apreciação, seguidos dos recursos de afeto e julgamento, respectivamente. Em relação às crenças, elas estão relacionadas às dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem como um todo, à falta de comprometimento dos responsáveis e dos próprios alunos com a aprendizagem, de forma geral, e à necessidade de envolver os conhecimentos prévios dos alunos para a promoção do letramento.