A PAIDEIA FRANCISCANA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Marco Aurélio Cardoso Feliciano

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4513

Resumo

A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser e o atuar pessoal e socialmente neste mundo. Desenvolver Princípios e Valores Franciscanos para que surjam atitudes positivas e transformadoras. Para tanto, há que se buscar no exemplo e legado deixado por Francisco de Assis, pistas para a relação fraternal entre professor e estudante, de modo a concretizar um caminho pautado pelo diálogo respeitoso, pela mútua aprendizagem, pela valorização do diferente, ao mesmo tempo em que se projeta a autonomia e o protagonismo do estudante.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Cardoso Feliciano

Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG (2001) e Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB (2009). Atualmente coordena o Ensino Religioso e Ensino Médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima – Brasília/DF.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Feliciano, M. A. C. (2023). A PAIDEIA FRANCISCANA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(31), 69–77. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4513

Edição

Seção

Dossiê