COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTHA NUSSBAUM
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3478Resumo
Historicamente, as humanidades têm sido essenciais para a educação, uma vez que são consideradas como disciplinas fundamentais para a formação de cidadãos democráticos. A partir dessa conjectura, esse artigo visa refletir sobre a importância das competências no ensino de humanidades para a formação de cidadãos democráticos. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada no pensamento de Martha Nussbaum sobre as competências necessárias para o desenvolvimento de uma cidadania democrática (2015). O desenvolvimento de competências no ensino de humanidades promove a autonomia do estudante no âmbito pessoal, profissional, intelectual e político para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Essas competências permitem aos estudantes enfrentar a realidade e as necessidades humanas com senso crítico e consciência de sua responsabilidade como pessoa em um meio social, político e cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Para mais informações sobre os termos específicos desta licença, você pode visitar o seguinte link: CC BY 4.0.