JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Karla Tatsch Centro Universitário Franciscano
  • Lozicler Maria Moro dos Santos Centro Universitário Franciscano
  • Andressa de Oliveira Martins Centro Universitário Franciscano
  • Carem Luciana Kruse Centro Universitário Franciscano

Resumo

O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza um jogo pedagógico como recurso no processo de ensino e aprendizagem, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de Santa Maria, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, no subprojeto Matemática do Centro Universitário Franciscano. A utilização de jogos tem proporcionado bons resultados na aprendizagem dos alunos, além de viabilizar maior participação na sala de aula. O jogo foi proposto como instrumento para o ensino das operações com números inteiros, exigindo do aluno atenção e conhecimento matemático. As atividades com jogos aprimoram as habilidades que compõem o raciocínio dos alunos e constroem um ambiente na sala de aula que valoriza a comunicação e a integração entre alunos e professor.

Biografia do Autor

Karla Tatsch, Centro Universitário Franciscano

Lozicler Maria Moro dos Santos, Centro Universitário Franciscano

Andressa de Oliveira Martins, Centro Universitário Franciscano

Carem Luciana Kruse, Centro Universitário Franciscano

Referências

D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. 14ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.

MACEDO, L. A importância dos jogos de regras para a construção do conhecimento na Escola. São Paulo, 1993.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação. São Paulo: Zahar, 1971.

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Tatsch, K., Moro dos Santos, L. M., de Oliveira Martins, A., & Kruse, C. L. (2014). JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 94–101. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/222