EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE A DIALOGIA E A EDUCAÇÃO BANCÁRIA

Autores

  • Iara Severo da Silveira Centro Universitário Franciscano

Resumo

Nesta pesquisa teve-se como objetivo compreender os sentidos e significados do modelo deprática adotado na construção do conhecimento, numa classe de educação de jovens eadultos, em uma escola municipal da cidade de Santa Maria-RS. O foco principal do artigo éa pedagogia de Paulo Freire, que tem o diálogo como fio condutor das relações deaprendizagem e interações sociais. Nessa visão, a educação ocorre através do ensinosignificante que acredita na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito dahistória, para transformar a sua realidade social. A educação é uma possibilidade delibertação do educando e, não está deslocada de um projeto de vida, de sociedade e de visãode mundo.

Biografia do Autor

Iara Severo da Silveira, Centro Universitário Franciscano

Referências

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia latino-americana: Freire e Dussel. Ijuí: UNIJUÍ , 1991.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

____ . Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

____.Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2001, p. 114.

____. A importância do ato de ler. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

____. Pedagogia do oprimido. 40ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GADOTTI, Moacir, RAMÃO, José.(Org.) Educação de jovens e adultos: teoria e prática e proposta.3 ed. São Paulo: Cortez. 2001.

Jornal A Folha de São Paulo. São Paulo: edição de 27.03.2001.

LEPARGNEUR, Humbert. Esperança e escatologia. São Paulo: Paulinas, 1974.

SOARES, Magda. Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Como Citar

Severo da Silveira, I. (2007). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE A DIALOGIA E A EDUCAÇÃO BANCÁRIA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/188

Edição

Seção

Artigos