Perfil, percepções e projeções: análise dos egressos de cursos de administração do IFNMG Campus Araçuaí
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4760Palavras-chave:
Estudo de Egressos, Institutos Federais, IFNMGResumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de ensino ainda recentes no contexto da educação federal brasileira. Essas instituições têm a missão de oferecer cursos de formação profissional e tecnológica de diferentes níveis. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes egressos dos cursos de Administração (níveis técnico e superior) de um campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Vale do Jequitinhonha, na cidade de Araçuaí - MG. Para galgar o objetivo proposto, o estudo serviu-se de pesquisa qualitativa-descritiva com pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e aplicação de questionários aos alunos egressos dos cursos de Administração. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva básica e da análise de conteúdo. Após a sistematização dos dados, esse estudo evidenciou que os estudantes em sua maioria são do sexo feminino, cursaram o bacharelado, residem em sua cidade de origem e trabalham na área em empresas do setor de serviços ou em negócios próprios. Os egressos mostraram-se satisfeitos com a qualidade de ensino e aprendizado. A disciplina Gestão de pessoas foi a mais importante para o exercício da profissão e para o desenvolvimento pessoal.