Educomunicação e aprendizagem: um estudo das práticas educomunicativas no contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4740

Palavras-chave:

Educação, Educom, Tecnologias de ensino, Prática pedagógica, COVID-19

Resumo

Em 2020, a educomunicação ganhou significativa relevância no cenário educacional brasileiro devido à pandemia de coronavírus. O contexto exigiu uma rápida adaptação das instituições de ensino, especialmente as escolas públicas, que enfrentavam desafios relacionados à falta de plataformas de ensino e acesso a ferramentas tecnológicas para garantir a continuidade do ano letivo. Diante desse cenário, surge o seguinte questionamento orientador: Como a pandemia impulsionou o desenvolvimento de práticas educomunicativas, considerando a necessidade de distanciamento social e a transição para o Ensino Remoto Emergencial? O objetivo deste estudo é investigar as práticas educomunicativas que emergiram durante o período pandêmico, não apenas como medida de prevenção do coronavírus, mas também como estratégias fundamentais para tornar o Ensino Remoto Emergencial mais atrativo aos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória, baseada em um levantamento bibliográfico que inclui autores como Franco (2016), Moreira (2020) e Soares (2011). Destaca-se que o avanço tecnológico recente propiciou uma conexão mais ampla entre as pessoas, transformando a maneira como lidamos com a informação. Ao analisar as práticas educomunicativas implementadas durante a pandemia, identificou-se a utilização de recursos de mídia, como quadrinhos, murais educomunicativos, audiovisual e rádio. A conclusão do estudo ressalta que tais práticas não apenas contribuíram para a prevenção do coronavírus, mas também desempenharam um papel crucial na tornar as aulas mais envolventes para os alunos. No contexto da pandemia, as instituições de ensino tiveram a oportunidade não apenas de implementar práticas educomunicativas, mas também de ampliar ecossistemas comunicativos, proporcionando uma educação cidadã que motiva os alunos e promove a consciência crítica.

Biografia do Autor

Ivan de Freitas Vasconcelos Junior, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2009). Possui licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional; especialização em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2019); pós-graduação lato sensu em Ensino de História pela Universidade Cândido Mendes (2016) e pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Universidade Cândido Mendes (2016).

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Downloads

Publicado

16-02-2024

Como Citar

Vasconcelos Junior, I. de F., & Ghisleni, T. S. (2024). Educomunicação e aprendizagem: um estudo das práticas educomunicativas no contexto pandêmico. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 20(1), 1–19. https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4740

Edição

Seção

Artigos