Mapeamento e análise dos processos do setor de recepção/internação de um Hospital no interior no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4675Palavras-chave:
Hospital, Processos, Mapeamento de ProcessosResumo
Para se manter no cenário competitivo, o mercado de trabalho, atualmente, está em busca de qualidade e excelência nos serviços prestados dentro das instituições de saúde, isso ocorre por conta de os próprios clientes/pacientes estarem mais exigentes. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi mapear os processos realizados dentro do Setor de Recepção/Internação de um hospital localizado no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada classifica-se como um estudo de caso, descritivo, qualitativo, no qual utilizou ferramentas para auxiliar o entendimento do processo, tais como: observação participante e apreciação de documentos físicos e digitais. A partir do mapeamento dos processos no setor estudado, foi possível a proposição e elaboração dos fluxogramas e também a análise crítica dos processos mapeados. Como principais resultados a pesquisa apontou alguns gargalos durante a identificação dos processos realizados no Setor de Recepção/Internação do Hospital, cabendo as sugestões de melhorias como o comprometimento dos colaboradores, a utilização dos fluxogramas juntamente com treinamentos para a padronização de processos e rotinas afim de não gerar retrabalhos. Para garantir a padronização dos processos, a fim de que as pessoas envolvidas desenvolvam a rotina da mesma maneira se faz importante o desenho dos fluxogramas, que serve como orientação para o seguimento das tarefas, fazer uso das sugestões de melhorias é ferramenta essencial para a excelência dos serviços prestados aos pacientes.