Desenvolvimento de estratégias de marketing para uma microempresa de serviços na cidade de Santa Maria

Autores

  • Gabriela Saldanha Dias Universidade Franciscana
  • Soraya de Souza Soares Universidade Franciscana
  • Patrinês Aparecida França Zonatto Universidade Franciscana
  • Lissandro Dorneles Dalla Nora Universidade Franciscana
  • Juliana Andreia Rudell Boligon Universidade Franciscana
  • Valeria da Veiga Dias Universidade Franciscana

Resumo

As estratégias de marketing precisam apropriar a direção do melhor caminho para se alcançar o sucesso almejado pela organização e devem ser consistentes com os recursos disponíveis. Sabendo que o ambiente onde o setor comercial atua está mais acirrado e competitivo, então, o ato criar uma estratégia de marketing emerge como fundamental para a organização poder se tornar mais efetiva. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar as estratégias de marketing que podem ser adotadas por uma microempresa situada na cidade de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da proposta, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas realizadas com dois proprietários da empresa, posteriormente foi realizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados. Dentre os principais resultados observados com o desenvolvimento desse estudo, destaca-se a demanda da empresa em utilizar ferramentas, tais como: segmentação, mix de marketing, análise swot, realizar pesquisas de satisfação e criar um plano de marketing para que possa construir melhores estratégias e que possa criá-las a fim de que auxiliem o negócio a crescer, desenvolver e alcançar um maior desempenho.

Downloads

Publicado

03-12-2019

Como Citar

Dias, G. S., Soares, S. de S., Zonatto, P. A. F., Dalla Nora, L. D., Boligon, J. A. R., & Dias, V. da V. (2019). Desenvolvimento de estratégias de marketing para uma microempresa de serviços na cidade de Santa Maria. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 15(2), 277–295. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/2728

Edição

Seção

Artigos