A influência das técnicas de merchandising no comportamento de compra do consumidor
Resumo
No atual contexto, para afetar a decisão de compra do consumidor, as empresas utilizam-se dos mais variados tipos e possibilidades estratégicas para atingir seu público-alvo e o merchandising surge como uma eficiente ferramenta para servir como estratégia para as organizações alcançarem o sucesso almejado, pois, tem como objetivo motivar e influenciar as decisões do consumidor, mediante maior visibilidade do produto, do serviço e da marca institucional. Sendo assim, este estudo teve como objetivo geral analisar a influência das estratégias de merchandising adotadas pelas redes de farmácias localizadas na cidade de São Gabriel – RS no processo de compra do consumidor. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se em quali-quantitativa quanto a natureza, exploratória e descritiva quanto aos objetivos, sendo desenvolvida por meio de um estudo de campo. Para coleta de dados, primeiramente selecionou-se, na cidade de São Gabriel, as quatro grandes redes de farmácias de maior representatividade, que foram as unidades de análise desta fase da pesquisa, onde foram realizadas observações in loco, tendo como objetivo o levantamento das principais técnicas de merchandising utilizadas pelas quatro grandes redes de farmácia. Após, um formulário estruturado foi confeccionado e aplicado em forma de entrevista, a uma amostra de consumidores, dividida estratificadamente (25 pesquisados em cada farmácia), totalizando 100 participantes. Dentre os principais resultados obtidos, pode-se concluir que a variável renda, preço, conveniência e, principalmente, relacionamentos próximos entre consumidores e proprietários das lojas são os fatores que se mostraram mais influentes no comportamento de compra. Já quanto as técnicas de merchandising, as que mais influenciam o consumidor foram a utilização de folhetos promocionais, displays e exposições em ponto promocional, ou seja, técnicas que relacionam-se claramente com as variáveis levantadas no perfil sociocultural e econômico dos pesquisados.
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