Liderança da mulher: estudo de caso nas farmácias Criatifar de Santa Maria

Autores

  • Laura do Carmo Affonso Moro
  • Élio Sérgio Denardin

Resumo

O ser humano é, na essência da sua natureza, um ser de relacionamentos. No exercício da liderança, esse fato assume a importância ainda mais marcante e decisiva, pois os líderes podem ser capazes de produzir marcas profundas no relacionamento com seus liderados. No presente trabalho final de graduação, os objetivos são: demonstrar a importância da liderança no processo de transformação das empresas, analisar o perfil e conhecer o estilo da mulher, líder no processo de transformação da Criatifar – farmácias de manipulação. Os objetivos específicos foram apresentar sugestões de aprimoramento na qualificação de líderes e analisar as características da mulher, líder na empresa em questão. É a liderança feminina realizando grandes avanços para alcançar posições de gerência e supervisão nas organizações e no mercado de trabalho nesses últimos tempos. O atual crescimento vem da valorização das características femininas no mercado, principalmente, em modelos administrativos que acabam com a hierarquia verticalizada e procuram profissionais cooperativos. Isso não signifi ca que as mulheres sejam melhores que os homens, e sim, que a política ideal aproxima-se de uma mistura equilibrada entre ambos os sexos. A população objeto da pesquisa foi composta por 58 pessoas entre colaboradores e gerentes/supervisores das 63 que compõem o grupo, 12 mulheres gerentes/ supervisoras com responsabilidade significativa, sendo 1 pessoa do sexo masculino e 45 colaboradores. Como instrumento de coleta de dados para a pesquisa, foi utilizado um questionário, que serviu de base para a análise. visão holística, o estilo democrático, o reconhecimento de que o líder tem um importante papel como agente de transformação e a flexibilidade, de acordo com a situação e a pessoa, são os principais valores atribuídos às mulheres Criatifar.

Downloads

Como Citar

Moro, L. do C. A., & Denardin, Élio S. (2016). Liderança da mulher: estudo de caso nas farmácias Criatifar de Santa Maria. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 2(1), 1–18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1459

Edição

Seção

Artigos