Responsabilidade social nas empresas de Santa Maria

Autores

  • Carolina Pavani Link
  • Elio Sergio Denardin

Resumo

A responsabilidade social é uma prática bastante disseminada nas empre­sas brasileiras atualmente. Na presente pesquisa, o objetivo geral é aprofundar o estudo sobre a responsabilidade social praticada nas empresas de Santa Maria e, como objetivos específicos, evidenciar a necessidade da prática de responsabi­lidade social para o desenvolvimento da comunidade; identificar os fatores motivadores investidos nas atividades empresariais; mostrar os benefícios da prática da responsabilidade social para as empresas; comparar a teoria com a prática realizada pelas empresas e analisar, diagnosticar, diferenciar ações filantrópicase de responsabilidade social. Foi realizada uma pesquisa em dezessete empresas que exercem ações de responsabilidade social. Os participantes foram os responsáveis das empresas. Pode-se constatar que a maioria dos responsáveis pelas empresas conceitua a responsabilidade social como o comprometimento/envolvi­mento que as empresas devem ter com a sociedade, estando atentas à satisfação de suas necessidades e à melhoria da qualidade de vida. Isso mostra que a teoria difere da prática, pois a maioria das ações praticadas pelas empresas não possui vínculo nenhum com a sociedade. Pode-se deduzir que há preocupação das em­presas de Santa Maria com a prática da responsabilidade social dentro e fora da organização, porém apenas a preocupação não modifica a sociedade, faltando assim a ação para que ocorra verdadeiramente uma diferença e uma melhora real na qualidade de vida de todos que participam da comunidade na qual a empresa está inserida.

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Como Citar

Link, C. P., & Denardin, E. S. (2016). Responsabilidade social nas empresas de Santa Maria. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 1(1), 81–96. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1448

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Artigos