Um programa de preparação para aposentadoria online com profissionais da Educação em tempos de isolamento social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i1.4444

Résumé

Este relato de experiência refere-se à prática de estágio de grupos do curso de Psicologia, em uma universidade no interior do Rio Grande do Sul. Foram realizados dois grupos, tendo como objetivo conhecer as demandas das participantes, auxiliar na preparação prévia para aposentadoria e gerar reflexões sobre as questões que envolvem essa nova fase. O relato de experiência é essencial no desenvolvimento de conhecimentos científicos, pois permite uma aproximação do pesquisador com o campo a ser estudado. Assim, com a realização dos grupos, pode-se perceber o impacto na vida das participantes e das facilitadoras. Para as participantes, foi um espaço de escuta e de acolhimento nesse momento de transição, contribuindo para diminuição das angústias que assolam essa fase da vida, o que se comprovou quando as participantes traziam que saíam do grupo se sentindo mais leves. Já para as facilitadoras, as práticas de estágio possibilitaram uma aprendizagem sobre as questões que perpassam a aposentadoria e o envelhecimento, o que contribuiu para desconstruir diversos tabus, além da preparação e condução de grupos operativos.

Biographie de l'auteur

Liana Bohrer Berni, Universidade Franciscana

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Téléchargements

Publiée

2023-03-20

Comment citer

Alves, G. D., Oliveira, L. C., & Berni, L. B. (2023). Um programa de preparação para aposentadoria online com profissionais da Educação em tempos de isolamento social. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 19(1), 1–16. https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i1.4444

Numéro

Rubrique

Artigos