Competências transversais em organizações de Ensino Superior
Résumé
O presente estudo da área de Gestão de Pessoas foca nas competências transversais observadas no contexto do trabalho em organizações de ensino superior. Com isso, entende-se que as profissões têm um grande valor social, variando suas formas de atuação e a natureza qualitativa dos serviços perante as necessidades humanas. Assim, é imprescindível, em toda e qualquer profissão, refletir acerca das habilidades pessoais e interpessoais de trabalhadores inseridos em organizações de ensino superior. O objetivo nesta pesquisa é compreender, por meio da literatura da área de Gestão de Pessoas a abordagem entre as competências transversais de trabalhadores em organizações de ensino superior. Para tanto, o referido estudo tem enfoque qualitativo, bibliográfico e de caráter explicativo. Como principais resultados encontrados, percebeu-se que, no contexto geral apresentado nos resumos, sobretudo, a nível de metodologia, resultados e conclusão, os textos apresentaram suas análises focando em competências no âmbito discente nas organizações superiores. Tal movimento, aborda como principal foco a formação profissional voltadas ao desenvolvimento de competências transversais. Não se encontrou, por sua vez, trabalhos que abordassem a importância do desenvolvimento destas competências a nível técnico - administrativo e demais trabalhadores nestas organizações, o que demonstra uma lacuna a ser explorada na área.