A reforma tributária e o fim das guerras fiscais: a tributação no destino como instrumento de simplificação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v22i1.5840

Palabras clave:

Guerra fiscal; Imposto sobre Valor Agregado Dual; Reforma tributária; Simplificação; Tributação no destino

Resumen

O presente artigo analisa a relação entre a estrutura do sistema tributário brasileiro e a ocorrência das chamadas guerras fiscais, com ênfase na tributação na origem e seus efeitos sobre a competição entre entes federativos. Parte-se da constatação de que tributos sobre o consumo, como o ICMS e o ISS, ao serem parcialmente arrecadados na origem, incentivam a concessão de benefícios fiscais como estratégia de atração de investimentos, gerando distorções econômicas, insegurança jurídica e perda de eficiência arrecadatória. Nesse contexto, examinam-se os impactos da proposta de reforma tributária introduzida pela Emenda Constitucional nº 132/2023, que institui o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, composto pela CBS e pelo IBS, e adota o princípio da tributação no destino. A metodologia adotada é dedutiva, baseada na revisão de literatura sobre a reforma tributária, complementada pelas técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. O estudo evidencia que a mudança no critério de arrecadação tende a mitigar a guerra fiscal, promover maior neutralidade tributária e simplificar o sistema. Contudo, também aponta desafios relacionados à preservação da autonomia federativa, à possibilidade de novas formas de competição fiscal e à necessidade de mecanismos de transição para garantir equilíbrio entre os entes. Conclui-se que a reforma representa um avanço significativo, mas seus resultados dependerão da adequada regulamentação e implementação.

Biografía del autor/a

Patrícia Adriani Hoch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (UNISM). Integrante do Núcleo de Direito Informacional (NUDI), no Projeto intitulado: “Direitos Humanos, novas tecnologias e acesso global à justiça”. Advogada. 

Aline Orso Ludwig, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnica em mecânica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Ibirubá). Estagiária na 4ª Vara Federal da Subseção de Santa Maria. 

Raiane Felin Vestena, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estagiária do Ministério Público Federal. Integrante do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) da UFSM. 

Publicado

2026-07-17

Cómo citar

Hoch, P. A., Ludwig, A. O., & Vestena, R. F. (2026). A reforma tributária e o fim das guerras fiscais: a tributação no destino como instrumento de simplificação. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 22(1), 87–106. https://doi.org/10.37778/dscsa.v22i1.5840

Número

Sección

Artigos