Educação financeira: uma comparação perceptiva dos estudantes do Ensino Médio público e privado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5226

Palabras clave:

Educação Financeira; Habilidades e Competências; Ensino Público e Privado

Resumen

Este artigo objetiva compreender as percepções, abordagens e práticas de educação financeira em escolas pública e privada, a partir das diferenças existentes que impactam contingencialmente o desenvolvimento de habilidades financeiras. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, qualitativo e descritivo, com dados coletados por meio de um questionário online aplicado a estudantes de ensino médio de uma escola pública e uma privada, ambas localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos tem 17 anos e sua renda familiar varia mais amplamente no ensino público e é mais alta no privado. Os alunos do ensino público tendem a planejar melhor seus gastos, e a poupança é mais eficaz nesse grupo. No entanto, a gestão financeira pode ser aprimorada em ambos os contextos, sendo que, nestes ambientes educativos deve haver o desenvolvimento de competências financeiras mais robustas com orientações mais claras sobre práticas de investimento.

Biografía del autor/a

Sofia Ludtke Topolski, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN.

Lucas Almeida dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Bacharel e Licenciado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em Contabilidade Gerencial. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração - PPGA - UFSM. Professor na Universidade Franciscana - UFN. 

Publicado

2025-03-27

Cómo citar

Topolski, S. L., & dos Santos, L. A. (2025). Educação financeira: uma comparação perceptiva dos estudantes do Ensino Médio público e privado. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 21(1), 195–208. https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5226