Educação financeira: uma comparação perceptiva dos estudantes do Ensino Médio público e privado
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5226Palavras-chave:
Educação Financeira; Habilidades e Competências; Ensino Público e PrivadoResumo
Este artigo objetiva compreender as percepções, abordagens e práticas de educação financeira em escolas pública e privada, a partir das diferenças existentes que impactam contingencialmente o desenvolvimento de habilidades financeiras. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, qualitativo e descritivo, com dados coletados por meio de um questionário online aplicado a estudantes de ensino médio de uma escola pública e uma privada, ambas localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos tem 17 anos e sua renda familiar varia mais amplamente no ensino público e é mais alta no privado. Os alunos do ensino público tendem a planejar melhor seus gastos, e a poupança é mais eficaz nesse grupo. No entanto, a gestão financeira pode ser aprimorada em ambos os contextos, sendo que, nestes ambientes educativos deve haver o desenvolvimento de competências financeiras mais robustas com orientações mais claras sobre práticas de investimento.
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