Análise dos atributos que qualificam a preferência do consumidor de produtos alimentícios em relação a marca
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5217Palavras-chave:
marca; ramo alimentício; marketing; comportamento do consumidorResumo
Diante dos desafios de se destacar em um mercado altamente competitivo, cabe ressaltar a análise sobre a preferência das marcas como um tema crucial para as empresas do setor varejista para atingir um propósito essencial: fidelizar o consumidor. Nesse contexto, direcionando o foco para a gestão de marcas, o presente estudo tem como problemática de pesquisa: quais atributos qualificam a preferência do consumidor no setor varejista de alimentos frente a fidelidade do cliente em relação as marcas? e como objetivo geral identificar os atributos que fundamentam a preferência do consumidor por produtos alimentícios em relação à marca. Para este estudo, a metodologia utilizada possui abordagem qualitativa, de levantamento, Survey, descritiva e bibliográfica, valendo-se de um questionário estruturado para coletar dados descritivos de uma amostra não probabilística representativa da população em geral. Os principais resultados revelaram que, para os respondentes da amostra, o atributo intrínseco mais ressaltado é o sabor, por outro lado, no que tange aos atributos extrínsecos, a oferta e o preço emergem como os mais significativos. Ainda, este estudo contribui para o entendimento dos fatores que moldam as preferências do consumidor no setor varejista de alimentos, no qual sugere-se uma abordagem mais aprofundada das dinâmicas culturais, sociais e psicológicas que moldam as preferências do consumidor, explorando as tendências emergentes no comportamento humano - principalmente a partir da publicidade digital e das mídias sociais.
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