Políticas públicas para a implantação do Novo Ensino Médio e a formação técnica profissional
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4726Palabras clave:
Educação profissional e tecnológica, Formação, Itinerários formativos, Novo Ensino Médio, Políticas PúblicasResumen
O texto apresenta uma reflexão acerca das políticas públicas para a formação técnica profissional no Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até a Reforma do Ensino Médio com o objetivo de discutir o itinerário formativo: formação técnica profissional e as políticas públicas para a implementação do Novo Ensino Médio. Para tanto, buscou-se compreender as políticas públicas e educacionais, voltadas à formação técnica-profissional, verificando na legislação o amparo legal para a implementação do Novo Ensino Médio. A abordagem metodológica foi pesquisa exploratória e bibliográfica e as principais fontes de consulta foram leis, decretos e documentos expedidos pelo Governo Federal, relacionados ao Ministério da Educação. O novo Ensino Médio coloca o jovem no centro da vida escolar, e a formação profissional proposta pelo novo currículo vai alinhar a teoria à aplicação da prática.
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