Marketing estratégico: uma proposta para melhoria do desempenho organizacional de empresas de crédito
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i1.4539Palabras clave:
Prospecção de clientes, Resultados organizacionais, Valor para clientesResumen
Este artigo que teve como objetivo analisar como as estratégias de marketing auxiliam na prospecção de clientes de uma empresa de crédito, apresenta-se como um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, realizada em uma organização do ramo financeiro. Os dados foram coletados por meio da técnica de observação e entrevista não estruturada com os gestores da empresa, sendo estes analisados por meio da técnica de análise teórica comparativa. Os principais resultados suscitam que a organização, possui algumas práticas estratégicas de marketing que auxiliam na prospecção de clientes, mas que a organização em análise poderia investir mais em novas práticas, pois a correta realização da prospecção ajuda na redução do custo da venda, além de manter uma boa carteira de clientes, auxiliando na realização das operações com mais eficiência e objetividade. Com isso, pode-se concluir que de certa forma, o marketing da empresa é eficaz, atingindo seu público, trazendo bons resultados para a organização e gerando valor aos clientes. Ainda, compreende-se que a organização teria melhores resultados se fosse dada a devida atenção ao público jovem e à população em geral, que ainda não fazem parte da audiência alvo da empresa.