Análises de portfólio em uma livraria do interior do Rio Grande do Sul
Resumen
Neste estudo, o objetivo foi efetuar um diagnóstico dos portfólios da empresa Athena Livraria, considerando os fornecedores e colaboradores como carteiras de negócios. O método utilizado foi um estudo de caso descritivo e dedutivo, de caráter qualitativo e quantitativo, com evidências coletadas por meio de entrevistas in loco, análise de dados, documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa. Com a Matriz BCG pode-se observar e classificar as editoras e os vendedores de acordo com sua taxa de crescimento e de participação, identificando quais os problemas que merecem uma maior atenção e quais são os que mais trazem resultados. Um dos resultados mais importantes do estudo é a constatação de que o cliente Self-service, que até então era absoluto em número de vendas, vem apresentando uma tendência de queda (cerca de -0,05% ao mês), mas ainda se mantém expressivo, indo da posição de “Estrela” para a posição de “Vaca Leiteira”. Os achados reforçam a importância da análise de tais portfólios para que as empresas consigam ter uma melhor visão do que acontece e possam então, tomar decisões com maior segurança.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









