Aspectos comunicacionais e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4556Keywords:
Educação midiática, Cibercultura, Infodemia, DesinfodemiaAbstract
Com base na avalanche de informações de fontes duvidosas durante a pandemia do Covid-19, este artigo aborda o fenômeno da infodemia e da desinfodemia na pandemia do Covid-19, que se caracterizam pela disseminação de informações falsas ou distorcidas sobre a doença. Nosso objetivo é explorar os conceitos de educação midiática, infodemia, desinfodemia e as suas repercussões; e ainda, exemplificar como a infodemia e a desinfodemia impactam a comunicação e as relações de ensino e aprendizagem. A metodologia é qualitativa, exploratória e descritiva e traz exemplos de como a infodemia e a desinfodemia afetam o processo de ensino e aprendizagem. Ressaltamos a importância crítica de promover a educação midiática e estratégias de combate à infodemia e desinfodemia como medidas essenciais para a construção de uma sociedade mais informada.
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