Mensuração do valor de uma empresa: um estudo de caso da empresa Petrobras

Authors

  • Aline Dagios Dalmolin
  • Juliana Andréia Rüdell Boligon

Abstract

A avaliação de uma empresa, ou seja, qual o seu valor, é algo que depende de critérios, premissas e circunstâncias. Trata-se de um tema relativamente pouco estudado e que desperta interesse no âmbito acadêmico para uma posterior utilização mais frequente por parte das empresas. Diante disso, neste artigo, os objetivos são: identificar a importância da avaliação de empresas e da gestão baseada no valor; realizar um estudo dos principais métodos de avaliação de empresas e aplicar alguns modelos de avaliação em uma empresa de capital aberto. Foram utilizados dados da empresa Petrobras, que atua no setor de exploração e refino de petróleo, para aplicação de um modelo de avaliação de empresa. Concluiu-se que todos os modelos estudados estão voltados ao valor contábil das empresas. A Petrobras tem valor de mercado atual avaliado em R$ 130 bilhões, sendo sua marca avaliada em R$ 19,3 bilhões de reais.

How to Cite

Dalmolin, A. D., & Boligon, J. A. R. (2016). Mensuração do valor de uma empresa: um estudo de caso da empresa Petrobras. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 8(2), 117–132. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1531

Issue

Section

Artigos