Imagem turística da capital nacional do champanha - Garibaldi, Rio Grande do Sul, Brasil
Abstract
A viticultura desenvolvida pelos descendentes dos imigrantes italianos, condicionada pelas condições climáticas e geográficas e influenciada pela tradição, fez da Serra Gaúcha uma referência nacional na fabricação de vinhos e, também, de espumantes. Essas características passaram a integrar oimaginário da população e legaram uma identidade à região. O objetivo deste trabalho foi evidenciar o imaginário no processo de formação da imagem turística da cidade de Garibaldi, intitulada a Capital Nacional do Champanha, e sua relação com a construçãodo referido imaginário nos materiais promocionais do turismo. A metodologia éempírica e ocorpo de análise foi composto pelo material promocional utilizado pelo município e pelas entrevistas. Constatou-se que a identidade, a cultura, o estilo, o comportamento da imigração italiana foram mantidos e perpetuados nas futuras gerações, constituindo um cenário de atrativos únicos na região: a história dos primeiros imigrantes italianos, o legado histórico-arquitetônico encontrado na cidade, a farta gastronomia e o universo simbólico configurado pelo champanha. Tal contexto foi verificado na análise do material de promoção e de divulgação que se constitui como a imagem turística da cidade. De forma similar, os turistas também identificam a champanha como símbolo da cidade, reforçando e prospectando a imagem da cidade como a Capital Nacional do Champanha.Downloads
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