O papel da extensão universitária na formação do contador
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5225Palavras-chave:
Ciências Contábeis; Disciplinas extensionistas; Formação AcadêmicaResumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar as práticas extensionistas no processo de curricularização da extensão universitária do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Franciscana (UFN). Assim, a pesquisa foi classificada como qualitativa, descritiva e documental, considerando as práticas desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2023 pelos acadêmicos do curso nas disciplinas de Constituição e formalização de empresas, Contabilidade do agronegócio e Contabilidade e análise de custos II. A extensão neste período foi realizada por meio do contato direto dos acadêmicos com o território escolhido, sendo que em alguns casos os acadêmicos foram até o local, e em outros momentos os participantes do território foram até a UFN. Os resultados demonstraram a evolução das ações realizadas pelo curso ao longo de sua trajetória na extensão, propiciaram o desenvolvimento de novas práticas frente aos períodos vivenciados, bem como o aprimoramento da formação e devolutivas dos acadêmicos com a atividades realizadas junto aos territórios. Pode-se concluir que o curso avançou nas ações executadas em atenção aos objetivos institucionais e com um olhar para o papel da extensão na formação dos profissionais contábeis.