Processo de agregar pessoas: uma análise a partir da base BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5207

Palavras-chave:

Recrutamento de Pessoas; Seleção de Pessoas; Gestão de Pessoas

Resumo

Com a sociedade em constante transformação, as pessoas se tornaram um ativo valioso, uma vez que a escolha dos profissionais adequados é fundamental para a eficiência das operações e o alcance dos objetivos organizacionais. Assim, este trabalho que teve como objetivo analisar o tratamento científico e contextual que envolve o processo de agregar pessoas nas organizações por meio de estudos publicados na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), apresentou-se como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, tendo seus resultados analisados por meio da análise teórico comparativa. Os dados foram coletados na base BDTD, resultando em 271 trabalhos, que após passar pela aplicação dos filtros pré-estabelecidos, chegou-se a 18 dissertações acerca da temática de recrutamento e seleção de pessoas, no período de 2014 à 2024. Os principais resultados denotam uma diversidade de aplicações do processo de agregar pessoas, em diferentes contextos e a utilização de diversas tecnologias, tendo como pano de fundo as teorias que balizam este estudo. As conclusões apontam que a evolução do processo de agregar pessoas ainda se encontra e desenvolvimento e que apesar de ganhar força nos programas de pós graduação, é tímida a exploração do tema para além das ferramentas e técnicas usuais.

Biografia do Autor

Igor Japir Krum Assolin, Universidade Franciscana - UFN

Universidade Franciscana - UFN.

Lucas Almeida dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Bacharel e Licenciado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em Contabilidade Gerencial. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração - PPGA - UFSM. Professor na Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Assolin, I. J. K., & dos Santos, L. A. (2025). Processo de agregar pessoas: uma análise a partir da base BDTD. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 21(1), 105–127. https://doi.org/10.37778/dscsa.v21i1.5207