Perfil, percepções e projeções: análise dos egressos de cursos de administração do IFNMG Campus Araçuaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4760

Palavras-chave:

Estudo de Egressos, Institutos Federais, IFNMG

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de ensino ainda recentes no contexto da educação federal brasileira. Essas instituições têm a missão de oferecer cursos de formação profissional e tecnológica de diferentes níveis. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar o perfil dos estudantes egressos dos cursos de Administração (níveis técnico e superior) de um campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Vale do Jequitinhonha, na cidade de Araçuaí - MG. Para galgar o objetivo proposto, o estudo serviu-se de pesquisa qualitativa-descritiva com pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e aplicação de questionários aos alunos egressos dos cursos de Administração. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva básica e da análise de conteúdo. Após a sistematização dos dados, esse estudo evidenciou que os estudantes em sua maioria são do sexo feminino, cursaram o bacharelado, residem em sua cidade de origem e trabalham na área em empresas do setor de serviços ou em negócios próprios. Os egressos mostraram-se satisfeitos com a qualidade de ensino e aprendizado. A disciplina Gestão de pessoas foi a mais importante para o exercício da profissão e para o desenvolvimento pessoal.

Biografia do Autor

Kennya de Lima Ribeiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutoranda em Biotecnologia (UNIMONTES). Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professora do IFNMG campus Pirapora.

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutor em Administração (UFLA). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista.

Ismael Mendes dos Santos Junior, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutorando em Ciência da Informação (UFSC). Mestrado em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduação em Administração (Unimontes) e especialização em Gestão Contábil e Controladoria (Unimontes). Professor do IFNMG Campus Araçuaí.

Ricardo Jardim Neiva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Bacharel em Enfermagem pela UEMG (2007); Pós-graduação em Atenção Básica e Saúde da Família - UFMG (2010); Pós-graduado em Administração Pública pelo IFNMG (2018). Mestre em Sociologia Política pela UFSC (2015). Professor do IFNMG Campus Araçuaí.

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutor em Inovação Tecnológica (UFMG). Pró-reitor de Administração do IFNMG.

Downloads

Publicado

14-02-2024

Como Citar

Carvalho, J. F. S., de Lima Ribeiro, K., Silva, S. W., Mendes dos Santos Junior, I., Jardim Neiva, R., & Cássio de Oliveira, J. L. (2024). Perfil, percepções e projeções: análise dos egressos de cursos de administração do IFNMG Campus Araçuaí. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 19(2), 55–71. https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4760

Edição

Seção

Artigos