Políticas públicas para a implantação do Novo Ensino Médio e a formação técnica profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4726

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Formação, Itinerários formativos, Novo Ensino Médio, Políticas Públicas

Resumo

O texto apresenta uma reflexão acerca das políticas públicas para a formação técnica profissional no Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até a Reforma do Ensino Médio com o objetivo de discutir o itinerário formativo: formação técnica profissional e as políticas públicas para a implementação do Novo Ensino Médio. Para tanto, buscou-se compreender as políticas públicas e educacionais, voltadas à formação técnica-profissional, verificando na legislação o amparo legal para a implementação do Novo Ensino Médio. A abordagem metodológica foi pesquisa exploratória e bibliográfica e as principais fontes de consulta foram leis, decretos e documentos expedidos pelo Governo Federal, relacionados ao Ministério da Educação. O novo Ensino Médio coloca o jovem no centro da vida escolar, e a formação profissional proposta pelo novo currículo vai alinhar a teoria à aplicação da prática.

Biografia do Autor

Marco Antônio Souza Saldanha Júnior, Universidade Franciscana - UFN

Administrador. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), docente do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e do Curso de Pedagogia.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

14-02-2024

Como Citar

Saldanha Júnior, M. A. S., Marquezan, F. F., & Ghisleni, T. S. (2024). Políticas públicas para a implantação do Novo Ensino Médio e a formação técnica profissional. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 19(2), 93–108. https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4726

Edição

Seção

Artigos