Aspectos comunicacionais e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4556

Palavras-chave:

Educação midiática, Cibercultura, Infodemia, Desinfodemia

Resumo

Com base na avalanche de informações de fontes duvidosas durante a pandemia do Covid-19, este artigo aborda o fenômeno da infodemia e da desinfodemia na pandemia do Covid-19, que se caracterizam pela disseminação de informações falsas ou distorcidas sobre a doença. Nosso objetivo é explorar os conceitos de educação midiática, infodemia, desinfodemia e as suas repercussões; e ainda, exemplificar como a infodemia e a desinfodemia impactam a comunicação e as relações de ensino e aprendizagem. A metodologia é qualitativa, exploratória e descritiva e traz exemplos de como a infodemia e a desinfodemia afetam o processo de ensino e aprendizagem. Ressaltamos a importância crítica de promover a educação midiática e estratégias de combate à infodemia e desinfodemia como medidas essenciais para a construção de uma sociedade mais informada.

Biografia do Autor

Nathália Saidelles Cunha, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana – UFN. Bolsista de Iniciação Científica Probic UFN. Bolsista Probic/UFN.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Publicidade e Propaganda e Jogos Digitais.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora. Doutora em Comunicação. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Cunha, N. S., Knoll, G. F., & Ghisleni, T. S. (2023). Aspectos comunicacionais e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 19(2), 1–12. https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4556

Edição

Seção

Artigos