Delinquência juvenil feminina: um fenômeno social

Débora Wegner Maus, Lílian Soares Christofari, Maria Eduarda Bortoluzzi Diaz, Bárbara Gonçalves D’ávila, Fernanda Pires Jaeger, Janaína Pereira Pretto Carlesso

Resumo


Nas últimas décadas o fenômeno da delinquência juvenil feminina aumentou significativamente em diversos países. O presente artigo teve por objetivo compreender os fatores e significados sociais que adquirem influência perante a delinquência juvenil feminina. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa durante o segundo semestre do ano de 2020. Sendo utilizadas as seguintes bases de dados eletrônicas: Google Acadêmico, PepSic, Scielo e Bireme (BVS), e selecionados artigos científicos, livros e teses nacionais e internacionais que tratam sobre o tema. Assim, inferiu-se que há vários fatores que podem criar condições para que jovens meninas comecem a cometer crimes. Esses fatores incluem aspectos socioeconômicos e culturais, assim como relacionados a relações familiares negligentes, históricos de esquecimento e abandono escolar e influência de grupos de pares, contextos esses que assumem diversos sentidos na significação do crime e dos comportamentos desviantes na vida das jovens. Logo, considerando também que as jovens ainda se encontram invisibilizadas pelo o que é construído pelo masculino no fenômeno da delinquência juvenil, os resultados apresentados nesse estudo permitiram inferir que as nuances da delinquência juvenil feminina precisam ser analisadas de forma a compreender que existem características subjetivas que formam e conformam jovens mulheres à entrada no crime.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37778/sa.v17i1.3872

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.