Relato de práticas em Psicologia positiva na formação de pedagogos

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma intervenção do curso de Psicologia junto ao curso de Pedagogia, ambos de uma universidade privada na região Sul do Brasil. A partir de um relato de experiência associado à pesquisa bibliográfica, foi explorado de que maneira a Psicologia Positiva pode auxiliar na formação de professores. Assim sendo, compreendeu-se que a Psicologia pode interferir satisfatoriamente dentro do contexto educacional, conferindo novo sentido à experiência docente através da promoção do bem-estar para alunos e professores, permitindo que a figura do professor receba um cuidado psíquico necessário. Finalmente, para além do benefício direcionado à docência, a experiência proporcionou - através de métodos inovativos - uma interação rica entre Psicologia e Pedagogia, abrindo caminho para novas contribuições junto ao processo educacional.

Biografia do Autor

Manoella Preuss da Silva, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Rafaela Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIA

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Publicado

29-07-2021

Como Citar

da Silva, M. P., dos Santos, R. G., Costa, D. Q. da, Carlesso, J. P. P., & Abaid, J. L. W. (2021). Relato de práticas em Psicologia positiva na formação de pedagogos. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 87–104. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3870

Edição

Seção

Artigos