Gamificação como estratégia de ensino em História

Autores

  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana - UFN
  • Rosemary Pereira de Almeida Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

Resumo

Este estudo tem por foco o uso da Gamificação como estratégia de ensino, assunto trabalhado na disciplina de Seminários Integrados II, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. Aborda a elaboração de um projeto de Gamificação através de um jogo de tabuleiro envolvendo um fato da história: a Revolução Francesa, com base em suas lições históricas e mudanças resultantes desse acontecimento que nos envolvem até hoje. O estudo projeta a execução do game numa escola pública municipal de periferia em Santa Maria (RS) onde nem todos os alunos possuem acesso às tecnologias digitais, e que, devido à pandemia, ainda não foi colocado em prática. Sua metodologia dividiu-se em dois momentos:
1) pesquisas bibliográficas qualitativas com base em Gabriel, Alves, Busanello e Knoll para embasar conceitos trabalhandos no Referencial Teórico sobre gamificação, educação inovadora, ensino híbrido, metodologias ativas e ludificação entre outros; 2) a elaboração do próprio game e de sua dinâmica para ser executada após o controle da pandemia e normalização dos sistemas. Como resultados teóricos, até o momento temos as várias manifestações dos autores sobra a importância da educação inovadora na academia, e de seu interesse pelas práticas da gamificação e demais metodologias ativas como alternativa para adaptar a escola ao século XXI para alunos e professores contemporâneos, da Educação 3.0.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana - UFN

Pesquisador e Bolsista FAPERGS, Acadêmico de Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria – RS

Rosemary Pereira de Almeida, Universidade Franciscana - UFN

MestrandaemEnsinodeHumanidadeseLinguagens-UFN,GraduadaemHistóriaeEconomiapelaUniversidadeFederaldeSantaMaria-UFSM.ProfessoradeHistóriadaRedeMunicipaldeSanta Maria Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN. Graduada em História e Economia (UFSM). Professora de História da Rede Municipal de Santa Maria, RS

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

20-05-2021

Como Citar

Barreto, C. H. da C., Almeida, R. P. de, & Ghisleni, T. S. (2021). Gamificação como estratégia de ensino em História. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 25–39. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3751

Edição

Seção

Artigos