Motivação no serviço público: análise de uma secretária de saúde da Região Médio Alto Uruguai do RS

Autores

  • Josiele Maria Fão Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Fabiana Zanardi josielefao@gmail.com
  • Romualdo Kohler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Resumo

O presente estudo buscou compreender os fatores que envolvem a motivação dos servidores no trabalho em serviços de saúde pública municipal, analisando os pontos positivos existentes no ambiente do trabalho, identificando os fatores que motivam os servidores da secretária de saúde a desenvolverem suas tarefas e, por fim, sugerindo formas de motivação no ambiente de trabalho. Dessa forma, o presente estudo buscou responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção dos servidores públicos em relação às questões de motivação e satisfação no setor de saúde pública? A metodologia adotada caracteriza-se como quantitativa descritiva realizada por meio de um estudo de caso com levantamento de dados via questionário com 113 servidores alocados na Secretaria Municipal de Saúde do município de Frederico Westphalen/RS. A realização deste estudo justificou-se pela importância de recursos humanos em uma organização para eficácia da realização de seus objetivos. Os resultados apontam que os servidores se encontram com índice de desmotivação elevado, não estão satisfeitos com o relacionamento interpessoal entre colegas, nem com o ambiente de trabalho, dois fatores que são fundamentais para uma convivência agradável no ambiente de trabalho. Portanto, o estudo conclui que o poder público municipal pode considerar a percepção dos servidores a respeito dos aspectos abordados, buscando criar alternativas para que os mesmos possam desenvolver suas atividades de forma motivada, resultando em eficácia para a população em geral.

Biografia do Autor

Josiele Maria Fão, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Fabiana Zanardi, josielefao@gmail.com

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Referências

Downloads

Publicado

28-08-2020

Como Citar

Fão, J. M., Zaluski, F. C., Zanardi, F., & Kohler, R. (2020). Motivação no serviço público: análise de uma secretária de saúde da Região Médio Alto Uruguai do RS. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 16(1), 107–119. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3089

Edição

Seção

Artigos