Desenvolvimento de estratégias de marketing para uma microempresa de serviços na cidade de Santa Maria

Gabriela Saldanha Dias, Soraya de Souza Soares, Patrinês Aparecida França Zonatto, Lissandro Dorneles Dalla Nora, Juliana Andreia Rudell Boligon, Valeria da Veiga Dias

Resumo


As estratégias de marketing precisam apropriar a direção do melhor caminho para se alcançar o sucesso almejado pela organização e devem ser consistentes com os recursos disponíveis. Sabendo que o ambiente onde o setor comercial atua está mais acirrado e competitivo, então, o ato criar uma estratégia de marketing emerge como fundamental para a organização poder se tornar mais efetiva. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar as estratégias de marketing que podem ser adotadas por uma microempresa situada na cidade de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da proposta, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas realizadas com dois proprietários da empresa, posteriormente foi realizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados. Dentre os principais resultados observados com o desenvolvimento desse estudo, destaca-se a demanda da empresa em utilizar ferramentas, tais como: segmentação, mix de marketing, análise swot, realizar pesquisas de satisfação e criar um plano de marketing para que possa construir melhores estratégias e que possa criá-las a fim de que auxiliem o negócio a crescer, desenvolver e alcançar um maior desempenho.


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